esboços e mensagens

 

 

Agar:"Duas vezes serva" 

 


Agar, mulher egípcia, levada a uma terra estranha, longe de sua parentela, de seus amigos, de suas crenças, para servir a Sara; mulher de Abraão.

Deixando para trás seu dialeto, seu país: o Egito; onde havia fartura de alimentos, para adentrar a uma terra árida: o deserto; com pessoas de costumes e tradições diferentes, falando um outro idioma, no qual teria que aprender para sua sobrevivência.

E como toda serva; Agar estava pronta a servir a sua senhora.

Um certo dia Sara, no qual era estéril, manda Agar, sua serva deitar-se com seu senhor, para assim coabitar com ele, gerando então um filho para Sara.

Embora Agar tenha sido chamada para ser serva e não concubina, todavia como serva leal e obediente prontamente atendeu ao pedido de sua patroa, coabitando com seu patrão, vindo a gerar uma criança.

Agar sabia que aquele filho que estava gerando não seria seu, no entanto, pode sentir a cada dia a transformação de seu corpo. Seus seios preparavam-se para ser a fonte de alimento do rebento e estrias em seu corpo anunciavam que sua barriga estava crescendo, dando lugar para a criança desenvolver. E como toda mulher grávida, Agar além de experimentar as mudanças físicas em seu corpo, pode sentir também as mudanças emocionais e psicológicas.

Toda mulher grávida sonha em criar seu filho, alimentá-lo, instruí-lo, vê-lo crescer e ser alguém de destaque, bem sucedido, nesta sociedade embora um tanto corrompida; e dizer: ?Eu o instruí?.

Todavia, Agar sabia que esta tarefa estava designada a Sara, pois ela somente estava gerando um filho que após sair de sua madre seria entregue aos braços de sua senhora. Mesmo grávida não deixou de ser serva para ser esposa de Abraão, ficou em seu posto, atendendo aos caprichos de sua senhora.

Sabemos que a mulher grávida fica mais suscetível devido às alterações hormonais que ocorre em seu organismo.Algumas exprimem mais necessidade de afeto e atenção de seu esposo e familiares, outras, sensibilizam?se com mais facilidade aos fatos que ocorrem ao seu redor; no entanto Agar jamais poderia exprimir tais atitudes, ou ter tais desejos, mesmo porque ainda que grávida, era considerada mãe solteira, e seus parentes também não estavam perto dela para a ajudarem neste momento tão delicado. Estrangeira e sem família, Agar pode sentir a dor da solidão.

Embora sendo uma mulher fértil, escolhida por sua senhora, para gerar-lhe um filho, sentiu o desprezo de Abraão, pois o mesmo outrora tivesse coabitado com ela, tinha como primazia sua mulher ?Sara?, no qual havia sido escolhida por Deus para ser a mãe de muitas nações; ainda que Sara e Abraão não tivessem esperado o tempo oportuno de Deus para que fosse realizada esta promessa divina.

Agar sentindo a criança em seu ventre entendeu que estava em vantagem em relação a sua senhora, pois a mesma era estéril e avançada sua idade, então a despreza, a ponto de Sara sentir-se fragilizada, reagindo então as atitudes de sua serva, humilhando-a; e Agar foge rumo ao deserto.

?Deus faz promessas a Agar?

No deserto Agar encontra uma fonte de água, e o Anjo do Senhor aparece a fim de acudi-la na sua aflição. Permitindo que ela saciasse não só sua sede física, más que experimentasse também da sua Graça e da sua misericórdia.

O Anjo do Senhor escuta suas queixas, porém manda que ela volte e humilhe-se perante sua senhora, pois ela havia sido chamada como serva, e sendo serva seu dever era o de servir.

No tocante a esta situação, o Anjo do Senhor, faz-lhe promessas, garantindo continuidade a sua descendência e a de seu filho Ismael e dele sairia uma grande nação. Mostrando assim a Agar, ainda que Deus havia escolhido a Sara para ser a mãe de muitas nações, todavia jamais desprezaria a ela e a seu filho.

Agar creu nas promessas que o Anjo lhe falara, e voltou para junto de sua senhora e humilhou-se perante ela.

?Deus revela-se novamente a Agar no deserto?

No tempo determinado por Deus, Sara dá a luz a Isaque, e toda sua atenção passa a ser voltada para o menino, rejeitando então a Ismael.

Quando Isaque foi desmamado, seus pais deram um grande banquete, porém a Bíblia não relata fato similar quando Ismael foi desmamado.

Um certo dia Sara vê Ismael caçoar de Isaque e irada pede a seu marido que os despeça, pois não queria que Ismael fosse herdeiro juntamente com Isaque.

Deus vê a tristeza de Abraão em ter que tomar tal atitude, porém Deus tinha um plano para Isaque, e jamais deixaria que Abraão intervisse com suas atitudes, e o Senhor lhe diz para que faça segundo a vontade de sua esposa. Mesmo porque Deus não desampararia a Agar e Ismael, pois ele também era seu descendente.

Abraão despede-os com um odre de água e um pão, e Agar sai com seu filho, errante pelo deserto, sentindo-se rejeitada, massacrada, desiludida, com amargura na alma, pois como serva procurou servir sua senhora em tudo quanto lhe foi designado. Por sua senhora, sofreu as dores de parto, permitindo que uma criança viesse ao mundo.

Quem sabe Agar, sentiu-se usada e traída por seus senhores.

E quando se acaba a água do odre, não tendo alternativa, pois estava só no deserto; colocou seu filho embaixo de um arbusto e afastou-se para que não visse o menino morrer.

Então levantou a voz em desespero e chorou amargamente.

Porém Deus escutou a voz do menino que chorava e o Anjo do Senhor, revelou-se novamente a Agar. Pois ainda que Sara havia rejeitado a Ismael, mandando-o embora de sua presença; Deus havia feito anteriormente uma promessa a Agar e jamais a quebraria.

E Deus em sua excelência, preparou para Agar e Ismael, um poço com água fresquinha para alimentá-los fisicamente e espiritualmente em sua longa caminhada. E diz na palavra do Senhor, a Bíblia Sagrada, no livro de Gênesis, precisamente no capítulo 21, e versículo 20: ?E Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou um flecheiro?.

Deus jamais quebra sua aliança, um dia ele prometeu a Agar, e nunca deixou de cumprir.

Quem sabe... Você esta passando por uma situação parecida com a de Agar. Onde devido a algumas circunstâncias teve que deixar sua casa, seus parentes, seus amigos, quem sabe até sua cidade ou seu país, em busca de um ideal. E agora, você está sofrendo, sendo humilhado, rejeitado, por ter acreditado um dia que as pessoas não fazem diferença uma das outras, e que valeria a pena tudo o que você investiu neste propósito.

Quem sabe... Você errou num determinado ponto de sua vida, e as pessoas estão te massacrando por isto, dizendo que não há perdão para o teu erro!

E neste momento de auto-análise, você nota que talvez deveria ter agido diferente, ou buscado mais a Deus, pois hoje você não vê solução para o seu problema.

Quem sabe... Você foi usado por alguém, e no momento em que você mais precisava de um ombro amigo, lhe despediram, dando como argumento que você não servia mais para aquela função. E você sai deste relacionamento, machucado, deprimido, sentindo-se um fracassado, esperando como Agar... somente a morte.

Quem sabe... Você está num deserto que parece que não tem fim, e olha para um lado e só vê dunas de areia, olha para o outro e não vê ninguém que possa lhe ajudar, e o desanimo já tomou conta de sua vida de tal maneira a ponto de você já não ter força mais para lutar.

Todavia... Quero te dizer que Deus é o seu socorro bem presente na hora da angústia, e como Agar que estava no deserto, entregue a morte, com seu coração dilacerado, angustiada, e quem sabe se sentindo culpada por ter concebido a Ismael e agora, sem teto para morar, sem comida, sem água, desamparada, tendo que ver seu filho morrer a mingua; porém quando Agar levantou a sua voz e abriu seu coração, dando lugar para a lágrima sincera e entendendo que ela sozinha nada poderia fazer, então DEUS entra em cena, declarando seu amor, seu cuidado e atenção para com ela e seu filho, providenciando água fresquinha, saciando sua sede e sua solidão.

Deus jamais quebrou uma promessa feita por Ele. Ainda que sejamos infiéis, Ele permanece fiel em suas palavras.

E por amor a nós, entregou seu único filho, o qual não conheceu pecado, porém se fez pecado por nós, sendo pendurado num madeiro, derramando seu sangue por nós, para que hoje tenhamos o direito a uma nova vida, com Cristo Jesus. E somente Ele tem o poder de perdoar seus pecados, e fazer-te uma nova criatura, e se você acredita nestas palavras, saiba que Ele já lhe perdoou.Pois aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já se foram e eis que tudo se faz novo.Jesus veio para todo aquele que deseja ter uma vida nova e eterna.


Receba irmão, o perdão e a benção de Deus, e serás como um jardim regado, cujas folhas não caem e tudo quanto fizer, prosperará!

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 


( 95 visitas ) 

Onde estão os frutos?

- “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda” . (João 15:16)
O fruto do crente é o símbolo de uma comunhão vivida com Cristo, onde a conduta cristã é conhecida pelo testemunho de fé,em que a comprovação daquilo que o crente diz a vista pelos seu frutos. existem muito tipos de frutos que sãos bons, mais também encontramos muitos frutos venenos que sãos prejudiciais a saúde.

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? (Mateus 7:16)
Esta nomeação de cada um receberá do Senhor tem por obrigação corresponder com os frutos. Observe a declaração Jesus “eu vos nomeei para que vades e dê frutos.”primeiro,o crente ao receber a ordem deve imediatamente IR “vades”e depois dar frutos ‘deis frutos’.

Estudaremos aqui três tipos de árvores:

1)    Árvore morta;
2)    Árvore infrutífera;
3)    Árvore frutífera.

Analisando a semente semeada pelo semeador pelo semeador,chegaremos à seguinte conclusão: Aquela que caiu à beira do caminho,desapareceu;aquela que caiu entre as pedras morreu;Aquela, que caiu entre os espinheiros,ficou infrutífera;Aquela que caiu em boa terra,frutificou.Esta é sem dúvida a história da pregação do evangelho.os resultados sãos totalmente diferentes.

1)    Árvore morta

Crentes que leva uma vida cristã sem nenhuma expressão espiritual.Este pode ser comparados a uma árvore mucha;São crentes apáticos,indiferentes,sem compromisso com deus e a sua palavra.Se olhamos para esses crentes não encontraremos neles prazer em está na casa de Deus e nem entusiasmo com a obra do Senhor;estão no meios dos adoradores nem sabe porque ainda sãos crentes.

“Outro tipo de crente é aquele que já não expressa nenhuma esperança de vida espiritual.”: Eis que sou uma árvore seca. (Isaías 56:3b); estes são os que somente matem a forma de sua estrutura, parecendo uma folha de outono, estes não sentem mais nada daquilo que é divino, e nem tão pouco aquilo que fala do céu.

O terceiro tipo de crente aqui é chamado morto. “tens nomes que vive mais é morto”(Ap 3.1).Este já não sente simplesmente nada.Parece nós ver que aquele se encontra nesta situação já chegou ao estágio final na vida espiritual,dizendo,este estão duas vezes mortos.

Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; (Judas 1:12)
2. Árvore infrutífera

O Senhor Jesus chamou a árvore infrutífera de “arvorem má” Esta árvore ocupa espaço na lavoura do dono da vinha sem nenhum propósito de produzir. Apenas usufrui dos benefícios que o agriculto lhe proporciona, mas não dar fruto.

Naquelas idas vindas e vinda di Senhor Jesus;ele deparou com figueira que estava perto do caminho,e com estava com fome dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas.Naquele momento Jesus amaldiçoou a figueira dizendo: “Nunca mais nasça fruto de ti.E a figueira secou imediatamente”

E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome;
E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. (Mateus 21:18)

Eis aqui outro tipo de crente. Esse é aquele que não produz nada; tem aparência, disfarça bem com crente, e se facilitar adquire um conceito tão elevado que surpreende aqueles irmãozinhos fiéis e obedientes, estão dando frutos. Crente que só dão folhas, Jesus chamou de “árvore má” um crente espiritualmente estéril, é um ocioso, sem compromisso e isto é extremamente prejudicial ao crescimento da obra de Deus. Muitos exigindo os direitos, mas não querem de maneira nenhuma cumprir com os deveres. O dono da vinha à procura de frutos em tua vida e se Ele não encontrar, Ele vai mandar cortar-te;em outras palavras,Ele te rejeitara porque és improdutivo.

Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (João 15:2)

3.Árvore frutífera

Esta árvore que produz frutos foi chamada de árvore boa. Nesta classificação dada por Jesus, não houve nem bajulação. Isto foi um reconhecimento do dono da vinha que conhece todas as varas. Ele sabe qual é a que sempre está disposta a produzir e aquele que não tem nenhum compromisso com a multiplicação da semente. Outro detalhe curioso, observado por Jesus, é que nenhuma árvore boa pode produzir frutos maus.

Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. (Mateus 7:18)

O que estraga a maçã não é bicada do passarinho, é os bichos que ajunta dentro.g.c.s

Quando é que o crente está habilitado a dar fruto na casa de Deus?Depois do batismo? Com mais de dois anos de fé?Depois que recebe o batismo com Espírito Santo? Eis a resposta. Todo aquele que é nascido de novo está habilitado a ser um servo do Senhor Jesus.Enquanto isso o que ocorre na vida do crente?O novo nascimento ocorre exatamente quando o pecador se converte ao Senhor.Em outras palavras,no momento da decisão começa uma vida par Deus.

Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. (Jeremias 17:8)

A pergunta é seguinte: ONDE ESTÃO OS FRUTOS?O Salmista disse: “Sou uma oliveira verde na casa de Deus” Assim sendo, todo aquele que é plantado na casa do Senhor a de dar bons frutos. Não se iluda com passa tempo , o dia do acerto de conta está chegando, e já está perto de você! Pois a noite vem quando ninguém pode trabalhar.

O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.

Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.

Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,
Para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça. (Salmos 92:12) -13,14 e 15

Testemunho de um cristão bem sucedido

Meu pai me mostrou um versículo da bíblia que eu ainda não tinha observado:

Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. (Provérbios 16:3) “Se te lembrares”, disse me ele, “de entregares o teu trabalho ao senhor no principio de cada dia,Ele dirigirá os teu pensamentos e ações . Em vez de intrincares sozinhos diárias, terá um auxilio de um sócio. Porque não começar hoje em por em prática este versículo?”

Assim fiz e continuei a fazê-lo incessantemente. Ás vezes me esqueço,mais logo retorno a união tão boa e as cargas parecem-me mais suaves, mais leve do que uma plumas.

Ore por me.

 

 

A SÍNDROME DE CAIM


?Então disse Caim ao Senhor: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará? - Gen. 4:13-14.
    

O Promotor de Justiça Criminal de São Paulo, presente no momento em que a jovem Suzane confessou sua participação no assassinato dos pais, no bairro do Brooklin, ao ser questionado pelos repórteres sobre a reação dela, destacou o seguinte:
?Eu estava presente em todos os interrogatórios. Quando confessou, demonstrou preocupação com o que pudesse acontecer com ela, falou que era uma pessoa má e que desejava que o tempo voltasse atrás. Logo se recompôs e voltou a mostrar sua personalidade?.

Na confissão desta jovem, num crime recente que chocou o país, encontramos um dos princípios que tem norteado a descendência de Caim desde o início da raça humana: mesmo após a confrontação não há arrependimento, apenas o medo do castigo, das conseqüências que por certo virão, do preço a ser pago pelo pecado.

Caim, quando confrontado pelo Senhor, logo após ter matado Abel, limitou-se a desconversar ? como se diante do Criador isso fosse possível ? ?Acaso eu sou responsável por Abel? Sou eu o tutor do meu irmão?? ? Gen. 4:9.
Em momento algum demonstrou arrependimento. Suas próximas palavras foram de temor pelo castigo em conseqüência do mal que tinha acabado de praticar.

O endurecimento do coração humano nestes tempos que antecedem a volta de Jesus já havia sido profetizado por Ele mesmo:
?Quando vier o Filho do homem, achará porventura fé na terra?? ? Lucas 18:8.

Percebemos hoje na pregação do Evangelho muito pouco arrependimento pelos pecados, pela vida contrária aos padrões da palavra de Deus. Parece que grande parte das manifestações de fé tem se resumido ao medo do castigo e das conseqüências de atitudes pecaminosas.

A síndrome de Caim contrasta visivelmente com os frutos do verdadeiro evangelho de Jesus percebido na conversão de Zaqueu:

Zaqueu era chefe dos publicanos e rico. Procurava ver a Jesus mas não conseguia por causa de sua pequena estatura. Tendo subido à uma árvore para vê-lo passar foi por ele percebido e convidado a lhe oferecer hospedagem.
Ao receber Jesus em casa mostrou os frutos do verdadeiro arrependimento: ?Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho roubado alguém, restituo quatro vezes mais?. ? A reação de Jesus não deixou dúvidas quanto ao que havia acabado de acontecer: ?Hoje, houve salvação nesta casa? - Lucas 19:1-10.

Interessante a conversão de Zaqueu em relação à maioria das conversões que vemos hoje. A conversão legítima operada pelo Espírito Santo tem como primeira preocupação restituir. A falsa conversão, caracterizada apenas pelo medo do castigo, tem como única preocupação ser restituído. Visa o ?eu?, não o Reino.

Menos interessante foi a reprimenda de Jesus aos escribas e fariseus - quando lhe pediram um sinal ? e estendida a nós, igreja do século XXI:

?Ninivítas se levantarão no juízo contra esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas? ? Mateus 12:41.

 

 

 

 

 

 

A FALTA DE DEUS NO LAR

 

Por se tratar de uma instituição divina, a família tem sido atacada desde o Éden por inimigos mortais. No mundo moderno, esse ataque tem sido extremamente violento, a ponto de muitos já duvidarem da necessidade de constituir família. Há moços que têm receio de se casarem temendo não ter condições de levar adiante a constituição do lar, e também há moças que sentem o mesmo receio. Além disso, há, ainda, os que, inebriados pela propaganda materialista, que prega novas formas de convivência social em substituição ao lar, preferem lançar-se ao mar revolto das aventuras, das libertinagens sexuais, do falso "amor livre", e de tantas outras fugas, a enfrentarem a realidade, da boa convivência social, com base na instituição familiar.

Por trás de todo o ataque à família, está o inimigo de Deus e dos homens, Satanás. E poucos sabem disso. As famílias cristãs, quando verdadeiramente cristãs, são as que estão em melhores condições, espirituais e morais, de reagirem e vencerem os ataques diabólicos contra o lar. Veremos agora alguns dos terríveis inimigos do lar e da família, e como combatê-los.

O PERIGO DA FALTA DE DEUS NO LAR

A falta de Deus é o inimigo número um do lar. Ele se revela quando o ambiente em casa é destituído de espiritualidade. Quando Deus está presente no lar, sente-se uma at-mosfera diferente, agradável e santa. O pai e a mãe se unem aos filhos para servirem ao Senhor. Deus é o hóspede invisível, mas real, que domina o ambiente da família. Em cada canto da casa, pode-se sentir Deus. Há harmonia entre todos. Há louvores. Há devoção sincera ao Senhor. As coisas de Deus são colocadas em primeiro lugar e o lar é uma continuação da igreja.

Por outro lado, quando Deus não está no lar, sente-se que o ambiente é carnal, pesado, cheio de manifestações mundanas. Não se louva a Deus, mas a criatura. Não se ora, não se busca o Senhor. A Bíblia, se existir, está escondida. As músicas são profanas. Não existe harmonia no ca-sal nem nos filhos. As coisas materiais estão em primeiro lugar. `Só se pensa em prazeres materiais, riquezas, dinheiro, diversões e coisas mundanas! a casa é uma continuação do mundo. É bom não esquecer o que diz o salmista: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Sl 127.1).

Quando o Senhor edifica, as bases, as colunas, as paredes espirituais, os muros ficam fortalecidos pelo Supremo Arquiteto. Mas os pais, para começarem com Deus e continuarem com Deus, precisam cumprir os seus deveres cristãos, como já foi dito antes. Em resumo, para ter Deus no lar, é necessário:

- Ter no lar uma vida de oração.

- Realizar o culto doméstico, adorando a Deus com a família.

- Cultivar e estimular no lar a leitura da Bíblia Sagrada.

- Levar a família, cedo, ao ambiente sadio da igreja. ·

- Estar vigilante quanto às "astutas ciladas do Diabo" contra o lar.

- Combater todas as formas de infiltração do materialismo ateu, seja por via da escola, dos meios de comu-nicação (tevê) ou de outras pessoas.

- Levar a família a ocupar-se no serviço do Senhor.